Educação

Série Causas – Educação e o Marketing Relacionado à Causa

Vamos conhecer as demandas e oportunidades para o Marketing de Causa associado à educação, além de cases de sucesso selecionados para você se inspirar no planejamento de seu programa de MRC.

“Uma criança, um professor, um livro e uma caneta podem mudar o mundo”.

A famosa frase de autoria de Malala Yousafzai, feita em seu discurso na ONU no ano de 2013, revela o impacto que a Educação pode ter para a humanidade.

A relação entre educação e desenvolvimento social e econômico é unânime, e pauta as agendas de instituições públicas e privadas em todo o mundo. No entanto, desigualdades sociais, conflitos de interesse político, entre outros fatores de influência sustentam grandes desafios em torno do tema o que, paralelamente, gera oportunidades para quem deseja investir na temática.

Por seu alcance e abrangência, a causa da Educação pode ser associada a inúmeras outras, como as da criança e do adolescente, alfabetização de adultos e capacitação de jovens para o mercado de trabalho. Assim, é possível atuar em diferentes frentes, desde a oferta de materiais e recursos aos professores, à modernização de laboratórios de informática, por exemplo. Quanto ao formato, com o avanço das ferramentas digitais, pode-se atuar de forma presencial e/ou à distância.

Neste novo post da série causas vamos conhecer mais a fundo a causa da Educação, cases de sucesso e oportunidades para você se inspirar.

A estrutura educacional no Brasil

A Educação é um direito social no Brasil, e a Constituição Federal do País garante o acesso ao ensino público gratuito em todos os níveis. No país o sistema educacional é dividido em Ensino Básico e Ensino Superior. O nível básico inclui: educação infantil; anos iniciais e finais do Ensino Fundamental (também conhecidos como Ensino Fundamental); e Ensino Médio. A escolaridade obrigatória começa aos quatro anos, na Pré-escola, e dura 14 anos, até o final do Ensino Médio.

Metas do Milênio e Agenda 2030 para Educação

Estabelecidas pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2000, com o apoio de 191 nações, as Metas do Milênio, que ficaram conhecidas como Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM), incluem a oferta de educação básica de qualidade para todos, priorizando os países em desenvolvimento, particularmente os mais pobres.

Em setembro de 2015, quinze anos após o estabelecimento dos ODMs, chefes de Estado, de Governo e altos representantes da Organização das Nações Unidas reuniram-se em Nova York e adotaram a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável. Esse novo documento inclui os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) que, ao contrário dos ODMs, aplicam-se a todos os países, desenvolvidos ou em desenvolvimento.

O ODS 4 – Educação de qualidade, defende a garantia do acesso à educação inclusiva, de qualidade e equitativa, bem como a promoção de oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos. Essa meta é composta por sete indicadores e tem 2030 como prazo para seu alcance.

No Brasil, os indicadores de desempenho dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável nos estados e municípios podem ser acompanhados por meio do Portal ODS. Lá é possível obter relatórios e gráficos sobre educação infantil, ensino fundamental e médio, qualidade de ensino, educação profissional, mestrado e doutorado, além de observar os diferentes percentuais de anos de estudo da população.

Números da Educação no Brasil

  • 99,7% foi a taxa de escolarização registrada para as pessoas de 6 a 14 anos de idade (PNAD Contínua 2019).

  • No período de 2015 a 2019 houve aumento de 4 pontos percentuais nas matrículas de crianças entre 3 e 5 anos (OCDE,2021)

  • Estima-se que 6,6% das pessoas acima de 15 anos sejam analfabetos, o que representa 11 milhões de brasileiros (IBGE educa).

  • 48,8% dos brasileiros com 25 anos ou mais concluíram ao menos a etapa de ensino básico obrigatório (PNAD Contínua 2019).

  • Mais da metade (51,2% ou 69,5 milhões) dos adultos não concluíram o ensino médio (PNAD Contínua 2019).

  • O percentual de pessoas de 25 anos ou mais com o ensino superior completo passou de 16,5% em 2018 para 17,4% em 2019 (PNAD Contínua 2019).

  • 36% dos jovens na faixa-etária de 18 a 24 anos não trabalham (OCDE,2021)

  • Durante a pandemia, aproximadamente 78% das nações aumentaram o orçamento em educação, enquanto o Brasil manteve os mesmos 4% do Produto Interno Bruto (PIB) ao ensino básico que vinha investindo desde 2018 (OCDE,2021)

  • Segundo dados do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), a evasão escolar no Brasil atinge 5 milhões de alunos. Durante a pandemia de Covid-19, esses números aumentaram em 5% entre os alunos do ensino fundamental e 10% no ensino médio. (Agência Câmara de Notícias)

Quem tende a abraçar essa causa?

Pessoa física

Educadores e profissionais da educação; pais e mães com filhos em fase escolar, comunicadores sociais; profissionais da cena cultural; sociólogos; pessoas que tiveram a vida transformada pela educação.   

Pessoa jurídica

Instituições de ensino, escolas, fabricantes e varejistas de material escolar; livrarias; empresas que atuam no mercado infantojuvenil; empresas que têm linhas de produto para crianças e adolescentes; lideranças que estejam pessoalmente sensibilizadas pela causa devido a experiências pessoais/familiares.

Cases de sucesso

Instituto Ayrton Senna e o Marketing de Causa

Quando o assunto é organização sem fins lucrativos com atuação na causa da Educação, o Instituto Ayrton Senna é, sem dúvidas, uma das maiores referências do país. Fundado em 1994, sustenta o desejo confidenciado por um dos maiores pilotos de Fórmula 1 de todos os tempos: dar a crianças e jovens brasileiros oportunidades de desenvolver seu potencial por meio da educação de qualidade. 

A Organização conta com diversas frentes de atuação, sendo o Marketing Relacionado à Causa uma das principais. Por meio da chamada “compra consciente”, a ONG engajou grandes marcas na celebração de parcerias de alto impacto social. McDonald’s, Itaú, Lenovo, Cinépolis, CCR, Melitta e Regispel são exemplos de empresas que se engajaram na causa da Educação.

Em geral, a mecânica de funcionamento dos Programas de MRC das empresas que celebram parceria com o Instituto Ayrton Senna considera a destinação de parte da receita obtida com as vendas de seus produtos para a ONG. No caso do Grupo CCR, a ação “Aperte para educar” se diferença ao permitir que, ao passarem por uma praça de pedágio, os motoristas doem até R$ 0,40 de troco para o Instituto.

Starbucks e o Frappuccino do bem

Para comemorar seus 15 anos no Brasil, marco celebrado em outubro de 2021, a rede de cafeterias norte-americana Starbucks ofereceu cinco sabores inéditos de Frappuccino em edição limitada. Mais que uma ativação de marca, a novidade teve um fundo social: a empresa se uniu à Gerando Falcões, ecossistema de desenvolvimento social que atua em rede para acelerar o poder de impacto de líderes de favelas de todo país, com forte atuação com projetos de educação e inclusão social. A parceria de Marketing de Causa consistiu na doação de todo o lucro líquido da venda destes lançamentos para a ONG.

No mês seguinte, ainda em parceria com a Rede Gerando Falcões, a empresa anunciou por meio da SouthRock, operadora Starbucks licenciada no Brasil, uma iniciativa em que o menu das lojas Starbucks em todo o país passaria a disponibilizar o mini Ginger e a mini Palha Italiana com o objetivo de contribuir com ações da Rede em diversas cidades. As embalagens foram cocriadas com Leandro Augusto Araújo, designer da Gerando Falcões, e todo o lucro líquido da venda destes dois produtos é doado para o projeto.

Visa Causas apoiando a educação e capacitação

A Visa, empresa multinacional de serviços financeiros, oferece aos seus clientes a possibilidade de coparticipar no apoio de diversas causas. Por meio do Visa Causas, os portadores de cartão de crédito, débito ou pré-pago dessa bandeira podem indicar as causas de sua preferência para que a empresa destine doações a cada pagamento realizado pelo consumidor.

Dentro da temática de Educação, o cliente tem a oportunidade de escolher apoiar a causa como um todo ou uma entre as quatro organizações parceiras: Instituto Ayrton Senna, Gerando Falcões, Instituto Muda Brasil e Vaga Lume. 

Espero que tenha gostado do conteúdo de hoje. Como vimos, a causa da Educação tem suas particularidades, relevância e pode, inclusive, derivar causas secundárias. Como um tema de alto impacto social, esta pode ser a temática certa a ser apoiada por sua organização, mas isto só poderá ser validado na etapa de planejamento do Programa de Marketing Relacionado à Causa. Você pode clicar aqui caso queira saber mais.  

Contar com profissionais experientes para identificar e conduzir cada etapa do Programa de MRC é fundamental para o sucesso da iniciativa. A LTFORGOOD tem a experiência necessária para te apoiar durante sua jornada. Entre em contato conosco para que juntos possamos encontrar os melhores caminhos para te apoiar nessa estratégia repleta de possibilidades.

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Daniel Tubenchlak

Daniel Tubenchlak

Mestre em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas, com pós-graduação em Marketing pela ESPM, MBA em Gestão de Projetos pela George Washington University e especialização em Licensing pela International Licensing Industry Merchandisers’ Association. Graduado em Administração de Empresas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Mais de 20 anos como gestor de negócios em empresas como Brasil Telecom (Oi), Unibanco (Itaú), Petróleo Ipiranga e organizações internacionais do 3º setor – UNICEF e WWF. Nestas, liderou projetos de marketing de causas e patrocínios com empresas líderes: Unilever, LG, Correfour e Tilibra/ACCO Brands.

Além de fundador e sócio da LT For Good, é professor de pós-graduação em cursos de MBA nas áreas de gestão e marketing.

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