“Uma criança, um professor, um livro e uma caneta podem mudar o mundo”.
A famosa frase de autoria de Malala Yousafzai, feita em seu discurso na ONU no ano de 2013, revela o impacto que a Educação pode ter para a humanidade.
A relação entre educação e desenvolvimento social e econômico é unânime, e pauta as agendas de instituições públicas e privadas em todo o mundo. No entanto, desigualdades sociais, conflitos de interesse político, entre outros fatores de influência sustentam grandes desafios em torno do tema o que, paralelamente, gera oportunidades para quem deseja investir na temática.
Por seu alcance e abrangência, a causa da Educação pode ser associada a inúmeras outras, como as da criança e do adolescente, alfabetização de adultos e capacitação de jovens para o mercado de trabalho. Assim, é possível atuar em diferentes frentes, desde a oferta de materiais e recursos aos professores, à modernização de laboratórios de informática, por exemplo. Quanto ao formato, com o avanço das ferramentas digitais, pode-se atuar de forma presencial e/ou à distância.
Neste novo post da série causas vamos conhecer mais a fundo a causa da Educação, cases de sucesso e oportunidades para você se inspirar.
A estrutura educacional no Brasil
A Educação é um direito social no Brasil, e a Constituição Federal do País garante o acesso ao ensino público gratuito em todos os níveis. No país o sistema educacional é dividido em Ensino Básico e Ensino Superior. O nível básico inclui: educação infantil; anos iniciais e finais do Ensino Fundamental (também conhecidos como Ensino Fundamental); e Ensino Médio. A escolaridade obrigatória começa aos quatro anos, na Pré-escola, e dura 14 anos, até o final do Ensino Médio.
Metas do Milênio e Agenda 2030 para Educação
Estabelecidas pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2000, com o apoio de 191 nações, as Metas do Milênio, que ficaram conhecidas como Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM), incluem a oferta de educação básica de qualidade para todos, priorizando os países em desenvolvimento, particularmente os mais pobres.
Em setembro de 2015, quinze anos após o estabelecimento dos ODMs, chefes de Estado, de Governo e altos representantes da Organização das Nações Unidas reuniram-se em Nova York e adotaram a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável. Esse novo documento inclui os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) que, ao contrário dos ODMs, aplicam-se a todos os países, desenvolvidos ou em desenvolvimento.
O ODS 4 – Educação de qualidade, defende a garantia do acesso à educação inclusiva, de qualidade e equitativa, bem como a promoção de oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos. Essa meta é composta por sete indicadores e tem 2030 como prazo para seu alcance.
No Brasil, os indicadores de desempenho dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável nos estados e municípios podem ser acompanhados por meio do Portal ODS. Lá é possível obter relatórios e gráficos sobre educação infantil, ensino fundamental e médio, qualidade de ensino, educação profissional, mestrado e doutorado, além de observar os diferentes percentuais de anos de estudo da população.
Números da Educação no Brasil
- 99,7% foi a taxa de escolarização registrada para as pessoas de 6 a 14 anos de idade (PNAD Contínua 2019).
- No período de 2015 a 2019 houve aumento de 4 pontos percentuais nas matrículas de crianças entre 3 e 5 anos (OCDE,2021)
- Estima-se que 6,6% das pessoas acima de 15 anos sejam analfabetos, o que representa 11 milhões de brasileiros (IBGE educa).
- 48,8% dos brasileiros com 25 anos ou mais concluíram ao menos a etapa de ensino básico obrigatório (PNAD Contínua 2019).
- Mais da metade (51,2% ou 69,5 milhões) dos adultos não concluíram o ensino médio (PNAD Contínua 2019).
- O percentual de pessoas de 25 anos ou mais com o ensino superior completo passou de 16,5% em 2018 para 17,4% em 2019 (PNAD Contínua 2019).
- 36% dos jovens na faixa-etária de 18 a 24 anos não trabalham (OCDE,2021)
- Durante a pandemia, aproximadamente 78% das nações aumentaram o orçamento em educação, enquanto o Brasil manteve os mesmos 4% do Produto Interno Bruto (PIB) ao ensino básico que vinha investindo desde 2018 (OCDE,2021)
- Segundo dados do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), a evasão escolar no Brasil atinge 5 milhões de alunos. Durante a pandemia de Covid-19, esses números aumentaram em 5% entre os alunos do ensino fundamental e 10% no ensino médio. (Agência Câmara de Notícias)
Quem tende a abraçar essa causa?
Pessoa física
Educadores e profissionais da educação; pais e mães com filhos em fase escolar, comunicadores sociais; profissionais da cena cultural; sociólogos; pessoas que tiveram a vida transformada pela educação.
Pessoa jurídica
Instituições de ensino, escolas, fabricantes e varejistas de material escolar; livrarias; empresas que atuam no mercado infantojuvenil; empresas que têm linhas de produto para crianças e adolescentes; lideranças que estejam pessoalmente sensibilizadas pela causa devido a experiências pessoais/familiares.
Cases de sucesso
Instituto Ayrton Senna e o Marketing de Causa
Quando o assunto é organização sem fins lucrativos com atuação na causa da Educação, o Instituto Ayrton Senna é, sem dúvidas, uma das maiores referências do país. Fundado em 1994, sustenta o desejo confidenciado por um dos maiores pilotos de Fórmula 1 de todos os tempos: dar a crianças e jovens brasileiros oportunidades de desenvolver seu potencial por meio da educação de qualidade.
A Organização conta com diversas frentes de atuação, sendo o Marketing Relacionado à Causa uma das principais. Por meio da chamada “compra consciente”, a ONG engajou grandes marcas na celebração de parcerias de alto impacto social. McDonald’s, Itaú, Lenovo, Cinépolis, CCR, Melitta e Regispel são exemplos de empresas que se engajaram na causa da Educação.
Em geral, a mecânica de funcionamento dos Programas de MRC das empresas que celebram parceria com o Instituto Ayrton Senna considera a destinação de parte da receita obtida com as vendas de seus produtos para a ONG. No caso do Grupo CCR, a ação “Aperte para educar” se diferença ao permitir que, ao passarem por uma praça de pedágio, os motoristas doem até R$ 0,40 de troco para o Instituto.
Starbucks e o Frappuccino do bem
Para comemorar seus 15 anos no Brasil, marco celebrado em outubro de 2021, a rede de cafeterias norte-americana Starbucks ofereceu cinco sabores inéditos de Frappuccino em edição limitada. Mais que uma ativação de marca, a novidade teve um fundo social: a empresa se uniu à Gerando Falcões, ecossistema de desenvolvimento social que atua em rede para acelerar o poder de impacto de líderes de favelas de todo país, com forte atuação com projetos de educação e inclusão social. A parceria de Marketing de Causa consistiu na doação de todo o lucro líquido da venda destes lançamentos para a ONG.
No mês seguinte, ainda em parceria com a Rede Gerando Falcões, a empresa anunciou por meio da SouthRock, operadora Starbucks licenciada no Brasil, uma iniciativa em que o menu das lojas Starbucks em todo o país passaria a disponibilizar o mini Ginger e a mini Palha Italiana com o objetivo de contribuir com ações da Rede em diversas cidades. As embalagens foram cocriadas com Leandro Augusto Araújo, designer da Gerando Falcões, e todo o lucro líquido da venda destes dois produtos é doado para o projeto.
Visa Causas apoiando a educação e capacitação
A Visa, empresa multinacional de serviços financeiros, oferece aos seus clientes a possibilidade de coparticipar no apoio de diversas causas. Por meio do Visa Causas, os portadores de cartão de crédito, débito ou pré-pago dessa bandeira podem indicar as causas de sua preferência para que a empresa destine doações a cada pagamento realizado pelo consumidor.
Dentro da temática de Educação, o cliente tem a oportunidade de escolher apoiar a causa como um todo ou uma entre as quatro organizações parceiras: Instituto Ayrton Senna, Gerando Falcões, Instituto Muda Brasil e Vaga Lume.
Espero que tenha gostado do conteúdo de hoje. Como vimos, a causa da Educação tem suas particularidades, relevância e pode, inclusive, derivar causas secundárias. Como um tema de alto impacto social, esta pode ser a temática certa a ser apoiada por sua organização, mas isto só poderá ser validado na etapa de planejamento do Programa de Marketing Relacionado à Causa. Você pode clicar aqui caso queira saber mais.
Contar com profissionais experientes para identificar e conduzir cada etapa do Programa de MRC é fundamental para o sucesso da iniciativa. A LTFORGOOD tem a experiência necessária para te apoiar durante sua jornada. Entre em contato conosco para que juntos possamos encontrar os melhores caminhos para te apoiar nessa estratégia repleta de possibilidades.