Proteção-dos-Animais

Série Causas – Proteção Animal e o Marketing Relacionado à Causas

Neste segundo post da série vamos conhecer mais a fundo a causa da Proteção Animal incluindo seu contexto, personas com maior potencial de engajamento e cases de sucesso para você se inspirar.

A causa da proteção animal vem ganhando adeptos por todo o mundo. De simpatizantes dos mais diferentes perfis, como os resgatadores de animais, aos movidos por ideologias como o veganismo, pessoas se dispõe a trabalhar, muitas vezes de maneira voluntária e utilizando recursos próprios, para proteger animais domésticos, animais da pecuária e bichos silvestres de abusos e maus-tratos. 

Movimentos em prol do respeito, proteção e direito à vida digna dos animais são amparados por declarações universais que direcionam a criação de políticas públicas. Globalmente, existe até um dia especialmente dedicado à causa: 10 de dezembro, Dia Internacional dos Direitos dos Animais. 

Considerando o potencial impacto da causa de Proteção Animal para toda a sociedade, neste segundo post da série causas vamos conhecer mais a fundo seu contexto, personas com maior potencial de engajamento e cases de sucesso para você se inspirar no planejamento de seu programa de Marketing Relacionado à Causa (MRC).

Declaração Universal do Direito dos Animais

Criada pela Liga Internacional dos Direitos dos Animais, no ano de 1977, a Declaração Universal dos Direitos dos Animais é um documento composto por 14 artigos que reafirmam o conceito de que os animais são seres capazes de receber impressões e sensações sendo, portanto, merecedores de direitos que assegurem uma existência digna. 

Proclamado em Paris, no ano de 1978, no prédio da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), órgão da ONU, os artigos são referência para o movimento mundial de proteção animal contribuindo, inclusive, para formulação de leis e ações públicas.

Dia Internacional dos Direitos dos Animais

Criada pela Uncaged, ONG inglesa que luta contra os experimentos em animais, a data foi comemorada pela primeira vez em 1998, motivada pelo entendimento de que se fazia necessário fomentar o debate público em torno das pautas da Declaração Universal dos Direitos dos Animais. 

Anualmente, o Dia Internacional dos Direitos dos Animais mobiliza ONGs, ativistas, voluntários e agentes dos setores público e privado em torno da causa da proteção animal. A ocasião é marcada por iniciativas como eventos de adoção, publicações nas redes sociais e campanhas de doação para ONGs e voluntários que fazem resgate de animais. 

Números associados à causa

  • No Brasil, existem cerca de 30 milhões de animais abandonados; desse total, 10 milhões são gatos, e 20 milhões, cachorros. (Organização Mundial da Saúde)
  • O brasileiro tem 139,3 milhões de animais de estimação em suas casas, desde cães e gatos até pássaros, peixes, répteis e outros bichinhos. (Censo Pet – IBGE 2020)
  • Registrou-se aumento de 400% na procura por animais para adoção nos primeiros meses de pandemia. (Uipa – União Internacional Protetora dos Animais)
  • 10 milhões de animais podem ter sido abandonados durante a quarentena no país (Comissão de Animais de Companhia – COMAC).
  • 23% das pessoas adquiriram seu primeiro pet durante a pandemia. (Radar Pet 2021)
  • Adoção e presente lideram os meios pelos quais animais de estimação chegam aos lares brasileiros. (Comissão de Animais de Companhia – COMAC)

Os animais de estimação estão cada vez mais presentes na vida dos brasileiros, segundo o “Censo Pet” feito pelo IBGE. A consciência das pessoas pela causa animal tem aumentado motivando, inclusive, a adoção de animais em detrimento da compra. Essa tendência que se acentuou na pandemia revela oportunidades para empresas que se identificam com a causa.

Quem tende a abraçar esta causa?

Pessoa jurídica

Empresas que atuam no mercado pet; empresas fornecedoras de insumos e acessórios para animais; empresas cujas lideranças estejam pessoalmente sensibilizadas com a causa.

Pessoa física

Simpatizantes dos mais diversos perfis etários e sociais; pessoas adeptas a filosofias como veganismo.

Vale lembrar que abraçar uma causa é muito mais que aproveitar a onda do calendário de datas especiais e campanhas tradicionais que acontecem todos os anos por ocasião de datas como o Dia Internacional dos Direitos dos Animais (10 de dezembro), Dia Nacional dos Animais (14 de março), ou, ainda, o Dia dos Animais (4 de outubro). Essa decisão está intimamente ligada a valores, ideologias e princípios que regem uma decisão coesa e consistente.

Cases de Sucesso

Havaianas-IPÊ

O case Havaianas-IPÊ é um clássico de Marketing Relacionado à Causa no Brasil. Desde 2004, a marca brasileira de sandálias produzidas pela Alpargatas oferece aos consumidores a oportunidade de adquirir produtos que ajudam o IPÊ – Instituto de Pesquisas Ecológicas, uma das maiores Organizações da Sociedade Civil (OSC) do país, em suas atividades de preservação de animais silvestres. 

Estampados com desenhos que representam a fauna e flora brasileiras, os produtos da linha Havaianas IPÊ têm repasse de 7% das vendas líquidas ao Instituto, apoiando a manutenção de suas atividades de forma perene.

Cantão e Instituto IPÊ

O Instituto IPÊ também se uniu à marca carioca Cantão e criaram uma coleção especial de camisetas com estampas de desenhos inspirados em espécies em extinção (onça-pintada, tamanduá-bandeira, mico-leão e árvores da Mata Atlântica). 

Nesta ação, a cada peça comprada, 100% do lucro é revertido para o IPÊ – Instituto de Pesquisas Ecológicas. A marca de moda feminina lançou a coleção com a motivação de dar mais visibilidade para ONGs e instituições que trabalham pela biodiversidade brasileira.

Disney e Instituto Luisa Mell

Em março de 2021, às vésperas do lançamento do filme Capitã Marvel, a Disney lançou uma iniciativa de MRC com o Instituto Luisa Mell. O movimento foi além de despertar a atenção para o longa, que conta com uma carismática gatinha amarela entre os protagonistas: a cada foto compartilhada nas redes sociais com hashtag #GooseOGato a empresa doaria R$ 1,00 para o Instituto Luisa Mell. Em menos de 24 horas o valor de 50 mil reais (estipulado para o fim da campanha) foi alcançado.

Visa Causas

O Visa Causas, iniciativa da Visa Inc., empresa multinacional americana de serviços financeiros, dá aos seus clientes a possibilidade de apoiar causas ou instituições específicas sem pagar mais por isso. 

Ao portar um cartão de crédito, débito ou pré-pago Visa, é possível escolher uma entre cinco causas, todas as causas ou uma instituição parceira específica que se deseja apoiar. Após informar seus dados, a Visa fará uma doação a cada pagamento realizado. Ampara Animal, Instituto Luisa Mell e Projeto Tamar são as instituições apoiadas na causa animal.

Reserva e Best Freeday

Às vésperas da Black Friday, em novembro de 2021, a Reserva, marca de moda brasileira famosa pelo ícone do pica-pau vermelho, criou a Best Freeday. A iniciativa celebrada entre a empresa e a ONG Asas e Amigos, que resgata animais vítimas do tráfico e maus tratos, se propõe a devolver 500 animais à natureza sendo 250 com soltura custeada pela empresa e outros 250 por meio da destinação de R$10,00 a cada compra.

Pedigree e a iniciativa “Adotar é Tudo de Bom” 

Se você é tutor de um gato ou cachorro que compra Pedigree talvez nem saiba, mas seu ato ajuda a cuidar de animais em situação de vulnerabilidade. Por meio da iniciativa “Adotar é Tudo de Bom” parte das vendas dos produtos Pedigree é revertida para o Programa PEDIGREE® Adotar é tudo de bom, que cuida de milhares de cães que foram resgatados por mais de 150 ONGs e protetores no país. 

O Programa de Marketing de Causa conta com uma página dedicada à prestação de contas em que o consumidor pode conferir a quantidade de cães adotados, refeições doadas, além das ONGs e protetores ajudados. 

Editora Mol e Petz 

Se você é cliente Petz – um dos maiores pet shops do Brasil – provavelmente já foi abordado pelo atendente do caixa com a sugestão de compra de um calendário, uma revista ou um livro. Os produtos em questão são confeccionados pela Editora Mol, maior editora de impacto social do mundo especializada em projetos socio editoriais que há anos vem apostando no carisma dos bichos para fazer projetos sobre o universo animal, beneficiando ONGs do setor.

A editora investe em relatórios de auditoria em que constam demonstrativos dos números de circulação e doação por edição de suas publicações. A prestação de contas dos exemplares vendido nas lojas Petz, incluindo custo de produção, impostos e valores doados, estão disponíveis no site da editora

Espero que tenha gostado do conteúdo de hoje. Felizmente existem muitas iniciativas do bem por aí e, para evitar confusão, gosto sempre de lembrar  alguns pontos centrais que caracterizam uma iniciativa de Marketing Relacionado à Causa como as que vimos hoje: estabelecimento de parceria comercial entre empresas e organizações da sociedade civil; formulação e implementação de atividades de marketing para contribuir com uma causa; relação direta entre a venda de um produto ou outra ação do consumidor e uma doação; e obtenção de benefícios pelas três partes participantes (a empresa, a causa e o consumidor).

Sua empresa tem valores, práticas, produtos e discurso que podem ser coerentemente associados à causa de Proteção Animal? Então, o Programa de MRC pode ser uma excelente estratégia para você. Caso precise de ajuda para estruturá-lo e identificar a ONG certa, entre em contato.

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Daniel Tubenchlak

Daniel Tubenchlak

Mestre em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas, com pós-graduação em Marketing pela ESPM, MBA em Gestão de Projetos pela George Washington University e especialização em Licensing pela International Licensing Industry Merchandisers’ Association. Graduado em Administração de Empresas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Mais de 20 anos como gestor de negócios em empresas como Brasil Telecom (Oi), Unibanco (Itaú), Petróleo Ipiranga e organizações internacionais do 3º setor – UNICEF e WWF. Nestas, liderou projetos de marketing de causas e patrocínios com empresas líderes: Unilever, LG, Correfour e Tilibra/ACCO Brands.

Além de fundador e sócio da LT For Good, é professor de pós-graduação em cursos de MBA nas áreas de gestão e marketing.

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