Empresas e sociedade estão a cada dia mais conscientes das contribuições do setor privado em apoio a causas sociais. Essa tendência vem ganhando força, e pode ser observada em movimentos como os da união de empresas no enfrentamento da Covid-19 ou, ainda, do boicote a produtos e marcas que desrespeitam os direitos humanos e o meio ambiente. Mas em meio aos temas mais emergentes, você saberia identificar quais ações cabem na categoria de marketing de causa? Pois bem, separei alguns cases de sucesso que mostram como essa ferramenta tem sido adotada por grandes companhias e como seus impactos positivos nos dão indícios de seu amplo potencial de perenidade.
Bom, antes de mais nada, cabe ressaltar que para que uma iniciativa de marketing relacionado à causa (MRC) alcance um resultado positivo ela deve levar em consideração alguns princípios e premissas além de sempre gerar benefício mútuo, para empresa, causa e consumidor.
McDia Feliz e as causas do câncer infantojuvenil e da educação de crianças e jovens
Algumas ações de marketing relacionado à causa já são bem conhecidas como cases de sucesso, mesmo você não sabendo que se enquadrem nessa categoria. É o caso da iniciativa McDia Feliz, do McDonald´s. Considerado uma das maiores mobilizações no Brasil em prol do combate ao câncer de crianças e adolescentes, a ação existe desde 1988 e gera recursos para instituições apoiadas pelo Instituto Ronald McDonald.
No ano de 2018 a estratégia de marketing de causa do Mc Donald´s, ganhou ainda mais força com a ampliação do impacto não só para área da saúde, mas também com benefícios para a educação, graças à parceria estabelecida com o Instituto Ayrton Senna, cujos projetos educacionais passaram a receber apoio e já impactaram 2,7 milhões de alunos do ensino fundamental e médio de seis estados do Brasil.
Desde o início do Programa, o McDia Feliz arrecadou mais de R$300 milhões de reais. Em 2021, a iniciativa está prevista para o dia 23 de outubro e deve beneficiar 56 instituições que atuam na oncologia pediátrica no Brasil por meio da venda dos sanduíches Big Mac e da mão de obra voluntária.
Parceria OMO e Criança Esperança
Outro exemplo de marketing de causa de sucesso é a parceria da OMO, marca de sabão em pó da empresa Unilever, e Criança Esperança, campanha nacional de mobilização social que busca a conscientização em prol dos direitos da criança e do adolescente, promovida pela Globo, inicialmente em parceria com o UNICEF e atualmente com a UNESCO.
Nesta edição de 2021 a OMO promoveu o encontro de dois artistas conhecidos da cena musical: DJ Alok e a banda Melim, e a cada play recebido na música “sOMOs”, uma doação será convertida para o projeto. Até o fechamento deste artigo, a ação já conquistou um engajamento na marca de mais de 3 milhões de plays.
Ainda como parte da ação de Marketing Relacionado à Causa, a empresa lançou uma edição especial de embalagem OMO desenhada por crianças com parte de sua renda revertida para o Criança Esperança.
Doritos Rainbow e a causa LGBTQIA+
A marca de salgadinho Doritos, da fabricante de alimentos e bebidas PepsiCo, através de programa de Marketing de Causa lançado em 2017, já apoiou diversas instituições que atuam nas causas LGBTQIA+ em todas as regiões do país, beneficiando mais de 100.000 pessoas. A empresa lançou o Doritos Rainbow, uma edição especial do produto que contém salgadinhos coloridos acondicionados em uma embalagem com estampa de arco-íris, símbolo da causa.
No ano de 2020 foram doados 1 milhão de reais por meio da campanha #1Kiss1Donation. A cada publicação de uma selfie com a hashtag da campanha, a empresa destinou um real para organizações sociais que lutam pela causa.
Para 2021, Doritos anunciou no site oficial do programa que irá doar novamente 1 milhão de reais. A renda arrecadada com a venda do produto será revertida para 10 instituições em diferentes regiões do país, uma ação e tanto de marketing de causa.
Campanha Câncer de Mama no Alvo da Moda
Algumas iniciativas de Marketing Relacionado à Causa já são velhas conhecidas do mundo, como é o caso do “O Câncer de Mama no Alvo da Moda” (Fashion Targests Breast Cancer). Com mais de 26 anos de história impactando na área da saúde, a campanha começou com o estilista norte-americano Ralph Lauren, que na época se sensibilizou pela luta contra o câncer de mama de sua amiga Nina Hyde (editora de moda do jornal Washington Post), assim nascia o logo do Alvo da Moda.
A campanha foi oficialmente lançada no ano de 1994 no New York Fashion Week. Desde então a campanha ampliou os horizontes além dos Estados Unidos, hoje atinge países como Austrália, Canadá, Colômbia, Grécia, Inglaterra, Japão entre outros.
No Brasil, a campanha já tem mais de 25 anos, e é bastante associada à Hering. A causa sempre foi abraçada pelo mundo da moda e celebridades, ganhou passarelas, ruas, eventos e a camiseta branca com Alvo Azul como seu emblema. Foram mais de 60 milhões de reais arrecadados ao longo desses anos, financiando a ampliação de hospitais, capacitação médica e pesquisas. Atualmente, o Hospital São Camilo, antigo Instituto Brasileiro de Controle do Câncer (IBCC), é o detentor da campanha.
Parceria Havaianas e Instituto Ipê
Já no cenário do meio ambiente um outro bom exemplo de marketing de causa é o da parceria entre as Havaianas, marca brasileira de sandálias produzidas pela Alpargatas, e o Ipê – Instituto de Pesquisas Ecológicas, uma das maiores Organizações da Sociedade Civil (OSC) do país. Desde 2004, Havaianas e Ipê levam às prateleiras das lojas sandálias com estampas da fauna e flora do Brasil. A estratégia consiste no repasse de 7% das vendas líquidas das sandálias ao Instituto, criando condições para a continuidade do trabalho da organização e tornando possíveis investimentos em novas frentes. Cerca de 100 países aderiram à iniciativa que promove a conscientização para conservação da biodiversidade brasileira.
Gostaram dessa seleção? Vale lembrar que essas estratégias de marketing de causa de sucesso só alcançaram tais resultados por terem observado as premissas necessárias para implementação de um MRC consistente. Além de arrecadarem os valores para as causas apoiadas, aumentaram a mobilização em torno dos temas e ainda se beneficiariam com ganhos de reputação e amplificação da visibilidade de suas marcas.
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3 respostas
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