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Conheça exemplos de objetivos, metas, métricas e KPIs para programas de Marketing de Causa

A etapa de planejamento é crucial para a sustentabilidade do Programa de MRC. Estabelecer objetivos, metas, métricas e KPIs é parte disto. Confira exemplos que podem te ajudar a elevar os índices de sucesso de sua estratégia.

Um bom planejamento é essencial para realização de qualquer iniciativa. No Programa de Marketing Relacionado à Causa (MRC) isso não é diferente. O tempo investido nessa etapa pode fazer toda a diferença para identificação dos caminhos mais promissores e para a oferta de elementos que justifiquem as ações apresentadas. Hoje vamos conhecer alguns exemplos de objetivos, metas, métricas e KPIs (sigla para Key Performance Indicators, em Português, Indicadores-Chave de Performance) que podem ser contemplados no seu planejamento para elevar os índices de sucesso de seu Programa de MRC.

Promover um bom alinhamento entre os objetivos de negócio da empresa e os objetivos da ONG selecionada para receber a doação é fundamental para a construção de parcerias mutuamente benéficas e efetivas, como também para sustentar sua continuidade em longo prazo. 

Aqui no blog já tratamos sobre as 5 etapas essenciais para implementação de um Programa de MRC de sucesso, bem como de importantes princípios e premissas para sustentar uma boa estratégia. Tais elementos ajudam na estruturação do plano que guiará todos os entregáveis. Agora, alinhar objetivos às metas, métricas e indicadores da iniciativa pretendida nem sempre é tarefa fácil, mas altamente necessário. Afinal de contas, saber onde se quer chegar e quais KPIs a serem observados é essencial para saber se uma ação alcançou o sucesso. Como diria Peter Drucker, “Se você não pode medir, não pode gerenciar.” E isso tem tudo a ver com Data-Driven Marketing.

Data-driven Marketing

O Marketing Orientado a Dados (Data Driven Marketing) é uma das evoluções mais transformadoras do campo. O método consiste na criação de processos orientados à coleta e análise de informações que sustentem tomadas de decisão mais consistentes. E aqui não basta contar com os melhores softwares ou ferramentas de tecnologia trazidas pela transformação digital: é preciso assumir uma cultura orientada para a inteligência e correta interpretação de dados.

Existem inúmeras ferramentas no mercado que ajudam equipes de marketing na automação do processamento e análise dos dados. Entretanto, antes da escolha das ferramentas é essencial sabermos definir os objetivos com suas respectivas, metas, métricas e KPIs. É sobre isso que trataremos a seguir.

Objetivos

Os objetivos podem ser definidos como os resultados abrangentes com os quais as instituições assumem um compromisso. Relaciona-se com verbos de ação. Exemplo: disseminar a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama; promover a educação a respeito do tema.

EXEMPLOS DE OBJETIVOS NO MRC

Organização social ou ONGEmpresa
  • Aumentar a arrecadação de recursos livres e flexíveis que contribuam com o crescimento institucional da organização, apoiando a sustentabilidade do seu trabalho
  • Diversificar as fontes de arrecadação
  • Popularizar causas relevantes para os mais diferentes públicos
  • Amplificar a visibilidade e o conhecimento da ONG e suas ações
  • Sensibilizar a população para determinada causa Ampliar a rede de parceiros
  • Identificar e cadastrar potenciais consumidores doadores
  • Melhorar a reputação da empresa frente a seus diferentes públicos na dimensão de responsabilidade social
  • Potencializar seu impacto positivo para a sociedade
  • Melhorar o senso de pertencimento e orgulho dos colaboradores de fazer parte da empresa
  • Melhorar a experiência do cliente ao longo da sua jornada de compra ao potencializar a entrega de benefícios emocionais
  • Fortalecer o posicionamento da marca
  • Aumentar quantidade de menções positivas da empresa no ambiente digital
  • Incrementar a receita de um novo produto

Como definir as metas

As metas podem ser definidas como declarações específicas que se relacionam diretamente a determinado objetivo. Relaciona-se com números (complementando o objetivo com detalhes específicos) e prazos. Exemplo: distribuir 20 milhões de folders com informações sobre o câncer de mama, exames e telefones úteis até o final do ano.

Existem diversos conceitos e fatores que podem ser considerados no momento de definição de metas. Pessoalmente, gosto do método SMART, um acrônimo que pode ser traduzido do Inglês “inteligente” e cuja sigla traz uma metodologia de cinco fatores: S (específica), M (mensurável), A (alcançável), R (realista) e T (temporal).  Confira a seguir uma breve explicação sobre sua representatividade na formulação das metas e exemplos de metas SMART que podem ser considerados no planejamento do MRC de ONGs e empresas.

  • Specific (específica): precisam ser formuladas de forma específica e precisa, sem margem para subjetividade.
  • Measurable (mensurável): devem considerar indicadores claros para que seu sucesso possa ser tangibilizado.
  • Attainable (alcançável): aqui é momento de aterrissar o sonho, encarar o cenário e identificar fatores que tornem a meta possível de ser alcançada.
  • Realistic (realista): considere todos os recursos e a viabilidade da execução para tornar a meta realista.
  • Time-bound (temporal): toda meta deve ter um tempo para sua conclusão e aferição.

EXEMPLOS DE METAS SMART NO MRC

Organização social ou ONGEmpresa
  • Arrecadar R$ 500 mil em recursos livres para a ONG no decorrer dos próximos 12 meses
  • Arrecadar 1 milhão de produtos (alimentos, kits escolares etc.) para os beneficiários da causa até o final do ano
  • Vender 2,5 milhões de produtos sociais de janeiro até dezembro
  • Expor a causa para a rede de mais de 2.000 revendedores da empresa no decorrer dos próximos 12 meses
  • Aumentar o conhecimento da causa junto aos consumidores da marca de 10% para 45% até o final do ano
  • Aumentar o conhecimento da ONG e suas ações junto aos clientes da empresa de 2% para 20% até o final do ano
  • Transformar 2,5% da base de clientes em doadores da causa no período de janeiro a dezembro
  • Lançar duas novas coleções de produtos em apoio a causa de janeiro a dezembro
  • Vender 2,5 milhões de produtos sociais no último trimestre do ano
  • Aumentar em 30% o nível de envolvimento dos colaboradores até o final do ano
  • Aumentar em 20% a quantidade de menções positivas no ambiente digital de outubro a dezembro
  • Aumentar em 5% a conversão de vendas no canal e-commerce no período de Natal
  • Gerar mídia espontânea nos principais veículos da região nos meses de julho e agosto
  • Melhorar em 15% o score de reputação da empresa em responsabilidade social até o final do ano

Além de objetivos e metas consistentes, um Programa de MRC precisa ter claros quais métricas e KPIs serão observados para medir seu sucesso. A seguir vamos entender melhor o conceito que os sustenta bem como exemplos de métricas e indicadores de performance, para empresas e para ONGs, que podem te ajudar na estruturação do seu Planejamento de MRC.

Métricas

Podem ser definidas como indicadores quantificáveis, mensuráveis, que orientam o projeto. Exemplos: quantidade de folders distribuídos, número de produtos vendidos, montante de recursos financeiros arrecadados, volume de menções positivas em redes sociais.

KPIs ou indicadores chave de desempenho

São o cruzamento de uma ou mais métricas com uma meta no tempo. Por exemplo, a quantidade de doadores para projeto social é uma métrica; já o custo de aquisição por doador (valor investido/quantidade de doadores) em determinado período de tempo é um KPI.

EXEMPLOS DE KPIs NO MRC

  • Taxa de crescimento da arrecadação de recursos livres: o crescimento da porcentagem de recursos livres arrecadados em determinado período de tempo
  • Taxa de crescimento de doadores: o crescimento da porcentagem de novos doadores que a ONG alcançou em determinado período de tempo, ou seja, o número de novos doadores
  • Taxa de crescimento de seguidores em redes sociais: taxa de crescimento de seguidores ao longo de um período
  • Taxa de engajamento em redes sociais: quantas pessoas únicas estão engajando (curtindo, comentando e compartilhando) nas mídias sociais em relação à quantidade de pessoas alcançadas
  • Nível de conhecimento da causa: quantas pessoas declararam conhecer a causa em relação à quantidade de pessoas perguntadas
  • Nível de conhecimento da ONG e suas ações: quantas pessoas declararam conhecer a ONG e suas ações em relação à quantidade de pessoas perguntadas
  • Score de reputação em responsabilidade social: indicador da reputação na dimensão de responsabilidade social
  • Taxa de conversão de vendas: porcentagem de visitantes que se transformaram em clientes
  • Taxa de engajamento em redes sociais: quantas pessoas únicas estão engajando (curtindo, comentando e compartilhando) nas mídias sociais em relação à quantidade de pessoas alcançadas
  • Tipos de menções e comentários sobre a marca em redes sociais: porcentagem de menções positivas, negativas e neutras nas redes sociais
  • Nível de envolvimento dos colaboradores: indica o quão orgulhosos e envolvidos os colaboradores se sentem pelo seu trabalho e pela imagem da empresa

Espero que o conteúdo de hoje tenha contribuído para fortalecer a estruturação do planejamento de seu Programa de Marketing de Causa. Vale lembrar que durante a etapa de planejamento é superimportante associar os objetivos, metas, métricas e KPIs à missão e visão das empresas e organizações sociais afinal, todos esses elementos estão diretamente relacionados. 


Caso queira se aprofundar sobre como preparar um planejamento de MRC consistente, leia aqui outros conteúdos que preparamos sobre o tema. Se preferir, entre em contato conosco.

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Daniel Tubenchlak

Daniel Tubenchlak

Mestre em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas, com pós-graduação em Marketing pela ESPM, MBA em Gestão de Projetos pela George Washington University e especialização em Licensing pela International Licensing Industry Merchandisers’ Association. Graduado em Administração de Empresas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Mais de 20 anos como gestor de negócios em empresas como Brasil Telecom (Oi), Unibanco (Itaú), Petróleo Ipiranga e organizações internacionais do 3º setor – UNICEF e WWF. Nestas, liderou projetos de marketing de causas e patrocínios com empresas líderes: Unilever, LG, Correfour e Tilibra/ACCO Brands.

Além de fundador e sócio da LT For Good, é professor de pós-graduação em cursos de MBA nas áreas de gestão e marketing.

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