Meio-Ambiente

Série Causas – Meio Ambiente e o Marketing Relacionado à Causa

A pauta da preservação do Meio Ambiente é considerada um dos maiores desafios globais da atualidade. O correto manejo e destinação de resíduos, incentivo à geração de energia limpa e renovável, preservação da biodiversidade são apenas alguns dos inúmeros temas que merecem atenção por seus impactos em todo o planeta.

Nesse sentido, eventos climáticos extremos, tais como chuvas torrenciais, secas prolongadas e temperaturas atípicas têm sido creditados às mudanças climáticas observadas nas últimas décadas. Como resultado, observam-se movimentos migratórios, desertificação, escassez de alimentos, entre outros fenômenos que têm mobilizado indivíduos, governos e organizações, com e sem fins lucrativos, para minimizarem os danos sobre os seres vivos.

É fato que nosso planeta abriga simpatizantes de todas as tribos e defensores das mais variadas causas. Se ele estiver em desequilíbrio, todos são impactados, em maior ou menor grau, independentemente de suas bandeiras ou convicções.

Neste novo post da série causas vamos conhecer mais a fundo as questões relacionadas ao Meio Ambiente , cases de sucesso e oportunidades para você se inspirar em seu Programa de Marketing Relacionado à Causa.

Definição de Meio Ambiente

A Lei da Política Nacional do Meio Ambiente , em seu art. 3º, I, define Meio Ambiente  como “o conjunto de condições, leis, influências e interações de ordem física, química e biológica, que permite, abriga e rege a vida em todas as suas formas”. 

Direcionadores da causa

A causa do Meio Ambiente é extremamente abrangente, característica que mobiliza diferentes frentes de atuação, tais como as relacionadas a proteção de florestas, oceanos, água doce, vida selvagem, clima, energia e segurança alimentar.

Muitas organizações optam por apoiar causas que respondam aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável estabelecidos pela ONU, uma vez que eles refletem prioridades globais. Dentre as 17 temáticas prioritárias, oito são relacionadas ao Meio Ambiente: 2. Fome zero e agricultura sustentável; 6. Água potável e saneamento; 7. Energia limpa e acessível; 11. Cidades e comunidades sustentáveis; 12. Consumo e produção responsáveis; 13. Ação contra a mudança global do clima; 14. Vida e água; 15. Vida terrestre.

Degradação do Meio Ambiente e doenças

A relação entre as alterações no Meio Ambiente e o surgimento de doenças é motivo de preocupação para muitos especialistas. De acordo com estudiosos do tema, mudanças de temperatura global, desmatamento e o tráfico ilegal de animais são exemplos de fatores que vêm contribuindo para uma maior exposição dos seres humanos a agentes causadores de doenças, com manifestações que passam pelas formas brandas e isoladas às severas e em escala global, como é o caso das pandemias.

Fatos e dados

  • O primeiro grande evento sobre o Meio Ambiente promovido pela ONU aconteceu em 1972, quando a entidade convocou a Conferência das Nações Unidas sobre o Ambiente Humano, em Estocolmo (Suécia). O evento resultou do lançamento do Manifesto Ambiental.
  • Vinte anos mais tarde, em 1992 foi a vez do Brasil sediar, no Rio de Janeiro, a Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente e o Desenvolvimento, que colocou o assunto em pauta na agenda pública de forma inédita. Naquela ocasião foi realizada a chamada “Cúpula da Terra” em que foi adotada a “Agenda 21”.
  • Estima-se que 9 em cada 10 pessoas no mundo respirem ar poluído. (OPAS)
  • A escassez de água afeta mais de 40 por cento das pessoas do mundo; em 2011, 41 países vivenciaram problemas por causa da água. (PNUD)
  • No Brasil cerca de 35 milhões de pessoas não têm acesso a água encanada e 100 milhões de brasileiros não têm coleta de esgoto. (Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento – SNIS 2019)
  • Brasil ocupa a 6ª posição em capacidade total instalada de energia gerada pelo vento. (Relatório do Conselho Global de Energia Eólica)
  • Brasil lidera o ranking de países onde mais se perdeu florestas primárias em 2020 (Global Forest Watch)
  • Das mais de 8300 espécies de animais conhecidas, oito por cento estão extintas e 22 por cento em risco de extinção. (PNUD Brasil)

Quem tende a abraçar esta causa?

Pessoa jurídica

-Empresas cujas atividades gerem impacto positivo no Meio Ambiente;
-Empresas cujas lideranças estejam pessoalmente sensibilizadas pela causa.

Pessoa física

-Ativistas;
-Profissionais que atuam nas disciplinas de biológicas;
-Representantes da geração Z.

Cases de sucesso

Leroy Merlin e o plantio de árvores no FSC Friday

Em 2019, a rede de lojas Leroy Merlin se uniu à FSC – ONG que atua globalmente na defesa do manejo florestal ambientalmente adequado – e à Iniciativa Verde para chamar a atenção do consumidor para a causa do manejo florestal responsável. O evento aconteceu na última sexta-feira de setembro, ocasião em que se comemora o FSC Friday.

A mecânica desta iniciativa de Marketing de Causa era simples: a cada compra de produtos com o selo FSC nas 42 lojas da Leroy no Brasil uma árvore nativa seria plantada na Amazônia, em parceria com a Iniciativa Verde.

Parceria Havaianas e Instituto Ipê

Quando o assunto é MRC as Havaianas dão um show de engajamento. A marca brasileira mundialmente reconhecida por suas populares sandálias já promoveu diversas iniciativas de apoio a causas, como é o caso da parceria com o Ipê – Instituto de Pesquisas Ecológicas, uma das maiores Organizações da Sociedade Civil (OSC) do país.

Desde 2004, Havaianas e Ipê oferecem uma linha de sandálias com estampas da fauna e flora do Brasil cujas vendas resultam no repasse de 7% do valor líquido para o Instituto. A parceria de longa data ajuda a ONG no fortalecimento de suas estratégias de desenvolvimento sustentável e amplia a visibilidade da causa da conservação da biodiversidade brasileira– cerca de 100 países aderiram à iniciativa.

B.O.B e WWF

A B.O.B, uma marca de shampoos em barra que surge com uma proposta que visa equilibrar o estilo de vida de suas consumidoras com as necessidades urgentes do planeta, firmou parceria com o WWF, respeitada organização não-governamental brasileira e sem fins lucrativos, em que destinará 0,5% do faturamento com a venda de seus protudos para a ONG pelo período de um ano (2021-2022). Paralelamente, faz ativações de marca em ocasiões como Semana do Consumo Consciente e Black Friday, períodos em que dobra o valor da destinação.

Nestlé cria linha de cafés e planta árvores

Engajar o consumidor na degustação de cafés feitos com grãos especiais e no cuidado com o Meio Ambiente. Essa foi a receita encontrada pela Nescafé, marca de cafés da Nestlé, para o lançamento de sua linha Origens do Brasil, em 2019.

A empresa se propõe a plantar uma árvore para cada produto vendido, seja do tipo para coar, seja do solúvel. Até setembro de 2021, a Nestlé contabilizava 300 toneladas de produtos vendidos desde o seu lançamento.

Granado e seu lançamento de Natal

Em novembro de 2021 a Granado, uma das mais tradicionais empresas brasileiras de cosméticos, anunciou o lançamento de uma série em edição especial. A coleção FolhaImperial, lançada em parceria com a SOS Mata Atlântica, foi a aposta de Natal da marca para oferecer ao consumidor muito mais que uma experiência sensorial do clima fresco e único da Mata Atlântica. Parte da verba arrecadada com as vendas da linha foi destinada à ONG para manutenção de seus trabalhos de preservação do Meio Ambiente, oferecendo ao consumidor a oportunidade de se engajar pessoalmente na preservação desse bioma.

Nosso planeta é rico em diversidade cabendo a nós a responsabilidade de cuidá-lo. Existem inúmeras necessidades e oportunidades Brasil a fora para promoção de causas relacionadas ao Meio Ambiente, sendo o Marketing Relacionado à Causa uma excelente estratégia para isto, como vimos hoje.

A pesquisa “Varejo com Causa – Como redes varejistas impulsionam doações no Brasil?”, de 2021, realizada pelo Grupo MOL em parceria com Movimento Arredondar e CAUSE, revelou que disponibilizar algum mecanismo de doação transacional faz com que o cliente se torne mais fiel à marca e construa uma percepção de imagem positiva sobre o varejo: 84% afirmaram que, quando a loja disponibiliza mecanismos de doação, a imagem dela melhora muito ou um pouco.

Existem inúmeros outros cases de sucesso relacionados à causa do Meio Ambiente. Caso tenha se lembrado de algum, deixe um comentário! Assim seguimos aprendendo juntos e dividindo ideias que inspiram.

Sua empresa tem valores, práticas, produtos e um posicionamento que podem ser associados à causa do Meio Ambiente? Então, o Programa de MRC pode ser uma excelente estratégia para você. Entre em contato para juntos discutirmos caminhos e possibilidades. Com um bom planejamento é possível identificar a melhor estratégia e os melhores parceiros para alcançar com sucesso o público-alvo e engajá-lo em torno de seus objetivos.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
E-Mail
Daniel Tubenchlak

Daniel Tubenchlak

Mestre em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas, com pós-graduação em Marketing pela ESPM, MBA em Gestão de Projetos pela George Washington University e especialização em Licensing pela International Licensing Industry Merchandisers’ Association. Graduado em Administração de Empresas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Mais de 20 anos como gestor de negócios em empresas como Brasil Telecom (Oi), Unibanco (Itaú), Petróleo Ipiranga e organizações internacionais do 3º setor – UNICEF e WWF. Nestas, liderou projetos de marketing de causas e patrocínios com empresas líderes: Unilever, LG, Correfour e Tilibra/ACCO Brands.

Além de fundador e sócio da LT For Good, é professor de pós-graduação em cursos de MBA nas áreas de gestão e marketing.

Mais sobre MRC

Leia também

WeCreativez WhatsApp Support
Se precisar de nossa ajuda com alguma dúvida, sinta-se livre para nos falar aqui.
👋 Olá, como posso te ajudar hoje?

Canvas do MRC

Preencha as informações abaixo para ter acesso à ferramenta de Planejamento Estratégico.

Skip to content