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5 motivos por que o Marketing Relacionado à Causa é uma excelente estratégia de captação de recursos para projetos sociais

Entenda o que é marketing relacionado à causa, como as ONGs podem se beneficiar dessa estratégia, e como ele pode potencializar a captação de recursos para projetos sociais

Todo gestor de projetos sociais sabe que diversificar as estratégias e fontes de captação de recursos é uma premissa importante para manter a saúde financeira e a sustentabilidade de longo prazo de uma ONG. Ainda assim, observamos a concentração dos esforços em algumas ações como projetos aprovados em leis de incentivo fiscais e editais.  E é por isso que hoje eu vou lhe contar como o Marketing Relacionado à Causa pode ser uma alternativa inteligente e de alto impacto para ONGs.


Uma das primeiras iniciativas de Marketing Relacionado à Causa (MRC) que se tem registro aconteceu no início dos anos 1980 quando a empresa American Express usou o termo para descrever até então sua nova estratégia comercial que tinha como base construir parceria entre empresas e organizações da sociedade civil com o principal objetivo de gerar valor para todos os envolvidos.


Na época, a campanha da empresa vinculava a emissão e o uso de cartões à arrecadação de recursos para renovação da Estátua da Liberdade. Desde então, o setor só vem se fortalecendo e descobrindo novas formas de trabalhar a estratégia de marketing.  


Atualmente, podemos observar inúmeros exemplos do uso dessa ferramenta, incluindo empresas que doam parte da receita líquida para a causa do meio ambiente a cada compra de uma sandália; doação de um real para organizações que lutam pela causa LGBTQIA+ a cada publicação de uma selfie com uma hashtag e marcação da empresa; doação de dez centavos para a causa do câncer de mama na compra de um iogurte e devolução da tampa para a empresa; doe para uma causa quando fizer compras na loja e ganhe desconto na próxima compra, etc.

O que é o Marketing Relacionado a Causa

Existem diversas definições para o Marketing Relacionado à Causa partindo de pontos centrais como parceria comercial entre empresas e organizações da sociedade civil, formulação e implementação de atividades de marketing para contribuir com uma causa, relação direta entre a venda de um produto ou outra ação do consumidor e obtenção de benefícios pelas três partes participantes (a empresa, a causa e o consumidor).


Considerando tais elementos podemos definir que o Marketing Relacionado à Causa é uma estratégia de formulação e implementação de atividades de marketing feita para contribuir com uma causa, caracterizada pela parceria comercial entre empresas e organizações sociais e pela relação direta entre a venda de um produto ou outra ação do consumidor e uma doação, trazendo benefícios para os negócios, para as causas e para os consumidores.

Cenário e Oportunidades para MRC

O cenário está altamente propício para iniciativas de marketing relacionado à causa por diversos motivos, entre eles, o novo comportamento de consumo. As pessoas, sobretudo membros da geração Z, expressam cada vez mais preocupação com causas globais tais como as relacionadas a diversidade, inclusão e mudanças climáticas.

Uma pesquisa apresentada no 3º Fórum de Marketing Relacionado à Causa, por exemplo, aponta que78% dos brasileiros esperam que as empresas contribuam em mais causas, um importante indicador de como o MRC pode atender a essa expressiva demanda.

Muitas empresas já estão de olho nesta tendência que possibilita a realização de parcerias para investimento social em uma relação em que marca e representantes das causas saem ganhando. Entretanto, antes de celebrar uma parceria, é preciso estudar com cuidado se o discurso se sustenta em longo prazo. É o que aponta um estudo realizado pelo Instituto Ipsos em que 83% dos entrevistados acreditam que muitas empresas usam a linguagem social de propósito sem um comprometimento genuíno.

Agora que você já sabe o que é o Marketing Relacionado à Causa compartilho com você 5 motivos que o tornam uma ferramenta poderosa para captação de recursos para projetos sociais.

1. Ajuda a diversificar as fontes de receita

Como tratamos no início do artigo, contar com diferentes fontes de receita é uma premissa importante para a sustentabilidade da ONG. Nesse sentido, um bom planejamento de captação de recursos com a maior diversidade possível de estratégias pode fazer toda diferença para seu crescimento e, em alguns casos, sobrevivência.

2. Amplifica a visibilidade da ONG e as causas defendidas

O acesso aos recursos de marketing das empresas (produtos, marcas, canais de comunicação, rede de distribuição etc.) aumenta significativamente o alcance e a visibilidade das causas. Dessa forma, a ONG fortalece sua imagem no mercado, o que favorece a possibilidade de encontrar novos parceiros e apoiadores. Pequenas e médias ONGs e causas pouco faladas ou até desconhecidas também podem se beneficiar com essa maior exposição.

3. Facilita e estimula as pessoas a doar

O Marketing Relacionado à Causas descomplica e inspira pessoas a fazerem pequenas doações, dentro de suas rotinas de compras. Por exemplo, ao serem convidadas a doar no pagamento da fatura do cartão de crédito e no check out de e-commerces.

4. Alavanca a captação de recursos livres

Diferentemente das estratégias de captação vinculadas a projetos específicos, o Marketing Relacionado à Causa é bastante flexível, podendo ser estruturado de forma a gerar recursos irrestritos que podem ser aplicados livremente para cobrir despesas operacionais do dia a dia (água, luz, telefone, internet, funcionários, aluguel etc.). Dessa forma, contribui com o fortalecimento institucional das organizações sociais.

5. Ajuda a tornar a causa perene

Quando executado de modo estratégico, atrelado à marca ou ao posicionamento da empresa , o Marketing Relacionado à Causa tem como característica a geração de vínculos de longo prazo. A destinação de parte das vendas de uma determinada linha de produtos, por exemplo, gera recursos e traz visibilidade a uma causa o ano todo. Existem inúmeros exemplos de parcerias com mais de dez anos de duração.

Vale ressaltar que uma estratégia consistente para tornar o Marketing Relacionado à Causa uma alternativa eficaz de captação de recursos para projetos sociais exige a observação de alguns princípios e premissas tais como, objetivos claros, benefício mútuo, visão de desenvolvimento sustentável, ética, transparência e alinhamento de princípios e valores entre as partes.

Quer saber como criar uma estratégia consistente de MRC para potencializar sua captação de recursos? Entre em contato e te conto como.

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Daniel Tubenchlak

Daniel Tubenchlak

Mestre em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas, com pós-graduação em Marketing pela ESPM, MBA em Gestão de Projetos pela George Washington University e especialização em Licensing pela International Licensing Industry Merchandisers’ Association. Graduado em Administração de Empresas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Mais de 20 anos como gestor de negócios em empresas como Brasil Telecom (Oi), Unibanco (Itaú), Petróleo Ipiranga e organizações internacionais do 3º setor – UNICEF e WWF. Nestas, liderou projetos de marketing de causas e patrocínios com empresas líderes: Unilever, LG, Correfour e Tilibra/ACCO Brands.

Além de fundador e sócio da LT For Good, é professor de pós-graduação em cursos de MBA nas áreas de gestão e marketing.

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