Um bom planejamento é essencial para realização de qualquer iniciativa. No Programa de Marketing Relacionado à Causa (MRC) isso não é diferente. O tempo investido nessa etapa pode fazer toda a diferença para identificação dos caminhos mais promissores e para a oferta de elementos que justifiquem as ações apresentadas. Hoje vamos conhecer alguns exemplos de objetivos, metas, métricas e KPIs (sigla para Key Performance Indicators, em Português, Indicadores-Chave de Performance) que podem ser contemplados no seu planejamento para elevar os índices de sucesso de seu Programa de MRC.
Promover um bom alinhamento entre os objetivos de negócio da empresa e os objetivos da ONG selecionada para receber a doação é fundamental para a construção de parcerias mutuamente benéficas e efetivas, como também para sustentar sua continuidade em longo prazo.
Aqui no blog já tratamos sobre as 5 etapas essenciais para implementação de um Programa de MRC de sucesso, bem como de importantes princípios e premissas para sustentar uma boa estratégia. Tais elementos ajudam na estruturação do plano que guiará todos os entregáveis. Agora, alinhar objetivos às metas, métricas e indicadores da iniciativa pretendida nem sempre é tarefa fácil, mas altamente necessário. Afinal de contas, saber onde se quer chegar e quais KPIs a serem observados é essencial para saber se uma ação alcançou o sucesso. Como diria Peter Drucker, “Se você não pode medir, não pode gerenciar.” E isso tem tudo a ver com Data-Driven Marketing.
Data-driven Marketing
O Marketing Orientado a Dados (Data Driven Marketing) é uma das evoluções mais transformadoras do campo. O método consiste na criação de processos orientados à coleta e análise de informações que sustentem tomadas de decisão mais consistentes. E aqui não basta contar com os melhores softwares ou ferramentas de tecnologia trazidas pela transformação digital: é preciso assumir uma cultura orientada para a inteligência e correta interpretação de dados.
Existem inúmeras ferramentas no mercado que ajudam equipes de marketing na automação do processamento e análise dos dados. Entretanto, antes da escolha das ferramentas é essencial sabermos definir os objetivos com suas respectivas, metas, métricas e KPIs. É sobre isso que trataremos a seguir.
Objetivos
Os objetivos podem ser definidos como os resultados abrangentes com os quais as instituições assumem um compromisso. Relaciona-se com verbos de ação. Exemplo: disseminar a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama; promover a educação a respeito do tema.
EXEMPLOS DE OBJETIVOS NO MRC
Organização social ou ONG | Empresa |
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Como definir as metas
As metas podem ser definidas como declarações específicas que se relacionam diretamente a determinado objetivo. Relaciona-se com números (complementando o objetivo com detalhes específicos) e prazos. Exemplo: distribuir 20 milhões de folders com informações sobre o câncer de mama, exames e telefones úteis até o final do ano.
Existem diversos conceitos e fatores que podem ser considerados no momento de definição de metas. Pessoalmente, gosto do método SMART, um acrônimo que pode ser traduzido do Inglês “inteligente” e cuja sigla traz uma metodologia de cinco fatores: S (específica), M (mensurável), A (alcançável), R (realista) e T (temporal). Confira a seguir uma breve explicação sobre sua representatividade na formulação das metas e exemplos de metas SMART que podem ser considerados no planejamento do MRC de ONGs e empresas.
- Specific (específica): precisam ser formuladas de forma específica e precisa, sem margem para subjetividade.
- Measurable (mensurável): devem considerar indicadores claros para que seu sucesso possa ser tangibilizado.
- Attainable (alcançável): aqui é momento de aterrissar o sonho, encarar o cenário e identificar fatores que tornem a meta possível de ser alcançada.
- Realistic (realista): considere todos os recursos e a viabilidade da execução para tornar a meta realista.
- Time-bound (temporal): toda meta deve ter um tempo para sua conclusão e aferição.
EXEMPLOS DE METAS SMART NO MRC
Organização social ou ONG | Empresa |
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Além de objetivos e metas consistentes, um Programa de MRC precisa ter claros quais métricas e KPIs serão observados para medir seu sucesso. A seguir vamos entender melhor o conceito que os sustenta bem como exemplos de métricas e indicadores de performance, para empresas e para ONGs, que podem te ajudar na estruturação do seu Planejamento de MRC.
Métricas
Podem ser definidas como indicadores quantificáveis, mensuráveis, que orientam o projeto. Exemplos: quantidade de folders distribuídos, número de produtos vendidos, montante de recursos financeiros arrecadados, volume de menções positivas em redes sociais.
KPIs ou indicadores chave de desempenho
São o cruzamento de uma ou mais métricas com uma meta no tempo. Por exemplo, a quantidade de doadores para projeto social é uma métrica; já o custo de aquisição por doador (valor investido/quantidade de doadores) em determinado período de tempo é um KPI.
EXEMPLOS DE KPIs NO MRC
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Espero que o conteúdo de hoje tenha contribuído para fortalecer a estruturação do planejamento de seu Programa de Marketing de Causa. Vale lembrar que durante a etapa de planejamento é superimportante associar os objetivos, metas, métricas e KPIs à missão e visão das empresas e organizações sociais afinal, todos esses elementos estão diretamente relacionados.
Caso queira se aprofundar sobre como preparar um planejamento de MRC consistente, leia aqui outros conteúdos que preparamos sobre o tema. Se preferir, entre em contato conosco.